Guilherme Herdy Carimba Passaporte para a Indonésia

Nos dias 20 e 21 de outubro foi realizada com sucesso na praia de Itacoatiara em Niterói a terceira e última etapa do Circuito ASN Cervejaria Noi / Compão de Surf 2012.

No sábado tiveram boas e potentes ondas de 1,5m próximas ao Costão, que exigiram muito preparo físico dos atletas. Nesse primeiro dia aconteceram as fases classificatórias da Pro-Am, Open Interno, Master e Senior. Domingo o mar perdeu intensidade e apresentou ondas em torno de 1,0m. Entraram na água a Junior e Feminino, além das finais de todas as categorias.

Um dos destaques do evento foi o carioca Alexandre Almeida. O ex-surfista profissional depois de mais de uma década voltou a participar de um campeonato da ASN. Dadazinho registrou a única nota 10 unânime de toda competição na final da Senior, faturando a etapa. Ele também chegou ao lugar mais alto do pódio na Master, conseguindo a virada em cima do Milton Morbeck nos instantes finais da bateria, e voltou para casa com duas pranchas zeradas e muitas roupas e acessórios oferecidas na premiação.

Outro que fez bonito foi o ex-integrante da elite do surf mundial, Guilherme Herdy. Branquelo suou para avançar em sua estreia. Mas com alguns tubos, fortes manobras e experiência de quem conhece o pico como poucos, chegou até a final e confirmou seu favoritismo, se sagrando campeão invicto do ranking da categoria Pro-Am. Com isso ele faturou a tão sonhada passagem para a Indonésia, oferecida pela Qatar Airways e AIT Surf Operadora de Turismo.

A primeira decisão a entrar na água foi a da categoria Feminino. Rayza Silveira demonstrou superioridade e ganhou mais um campeonato em Niterói. Venceu a etapa e com 2000 pontos se sagrou pentacampeã niteroiense. Mariana Alonso, que dividia os treinos com a preparação de sua tese de doutorado em biologia, foi quem chegou mais perto e terminou em segundo. Roberta Souza optou em cair mais para o meio da praia, escolhendo as direitas, e foi a terceira, com Raquel Heckert na quarta colocação.

A categoria Junior não contou com a presença do líder do ranking, o carioca Dávio Figueiredo. Mesmo assim ninguém conseguiu atingir a sua pontuação, e ele foi o campeão do circuito. Heitor Ahrends não avançou para a final mas com o quinto na etapa terminou em segundo, e como melhor niteroiense até 18 anos em 2012. Na decisão da etapa o niteroiense Matheus Rodrigues escolheu as ondas da série, manobrou com pressão, e garantiu o título da etapa, desbancando os três visitantes. O saquaremense Lucas Chumbinho acertou um aéreo e arriscou bastante em busca da segunda boa nota, e ficou com o vice. O local do Arpoador Rômulo do Patrocínio foi o terceiro e João Vitor Chumbinho, de apenas 12 anos e irmão do Lucas, o quarto.

A bateria final da Senior registrou a única nota 10 da competição. O carioca Alexandre Almeida “Dadazinho” escolheu uma onda no canto da pedra do Costão, se encaixou em um belo tubo e manobrou até o final, aproveitando todo potencial proporcionado pela onda. Erik Knappe optou pelas direitas e encontrou dois tubos, garantindo o segundo posto. Beg Rosemberg abriu a decisão com boas notas e era o único finalista ainda vivo pela disputa por uma das três passagens para o Peru, oferecidas pela Taca Air Lines e AIT Surf Operadora de Turismo. Ele precisava do vice, mas foi passado pelo Erik nos instantes finais. Com isso Luiz Oberlander foi o campeão do ranking com 1861 pontos. O catarinense Junior Silveira completou a decisão da etapa em quarto.

A categoria Master também valeu pontos para o circuito estadual e contou com a presença de muitos surfistas de fora. Alexandre Almeida permaneceu na água e conseguiu sua segunda vitória no dia com uma virada no final da decisão em cima do Milton Morbeck. Com o segundo, Miltinho assumiu a liderança do ranking estadual. Junior Silveira desta vez foi o terceiro, e o niteroiense Marcílio Marques, recém chegado da Indonésia, fechou sua participação no quarto lugar. Na disputa pelo circuito, o big rider Rafael Curi parou na semi-final, e com a quinta colocação conseguiu 2656 pontos, e faturou uma passagem aérea para o Peru.

Na decisão da Open Interno, destinada para os locais de Itacoatiara, Pedro Todaro e Floriano Pinheiro precisavam vencer para ganhar a passagem para o Peru. Mas terminaram respectivamente em terceiro e quarto. Quem torceu da areia foi o competitivo Rafael Mignani, que com os 2466 pontos conquistados foi o campeão do circuito. Marco Antônio “Cofrinho” liderou grande parte da bateria, mas foi ultrapassado por Thiago Villar, que conseguiu a virada na última onda, e conquistou uma vitória inédita nesta categoria.

Na final da Pro-Am, Guilherme Herdy manobrou com força e dominou as ações contra a nova geração. Com a vitória na etapa, conquistou o título do circuito de forma invicta, carimbando seu passaporte para a Indonésia. Lucas Chumbinho de apenas 17 anos mais uma vez arriscou bastante, e garantiu a segunda colocação. O trigêmeo Bruno Borges representou a família na decisão, ficando em terceiro, e Rômulo do Patrocínio, que ainda compete na Junior, foi o quarto.

Com o encerramento da terceira etapa no domingo de sol em Itacoatiara, a Associação de Surf de Niterói concluiu seu circuito principal premiando os atletas com uma passagem para a Indonésia, três para o Peru, além de uma das mais fartas premiações entre eventos amadores no Brasil.

Além das tradicionais tendas de energéticos Mad Dog e de frutas, a Compão inovou nessa etapa distribuindo açaí gratuitamente para os presentes na praia.

Agradecemos a todos os envolvidos no trabalho da entidade, como comissão técnica, diretoria, patrocinadores, parceiros da imprensa, e principalmente aos atletas, que são os grandes responsáveis pelo show de surf em águas niteroienses.

Será informado em breve a data da festa de encerramento do ano. Lembramos também que no dia 2 ou 3 de novembro acontecerá a terceira etapa do Circuito ASN Cyclone Nova Geração, que definirá os campeões até 14 anos.

O Circuito ASN Cervejaria Noi / Compão de Surf 2012 teve patrocínio da Cervejaria Noi e Lanchonetes Compão, e co-patrocínios da Qatar Airways, Taca Air Lines, AIT Surf Operadora de Turismo, Maresia, Vibe, Hot Buttered, Pro-Lite, Cesar Luna Surfboards, Pranchas BOU, André Cebola Shaper, Kona Blanks Ultraflex, Mad Dog, Pão & Etc, TWS, TSN, Burleighs, Hanga Bay, Hang Way, Bustle, Universidade Federal Fluminense, Águas de Niterói e Secretaria de Esportes da Prefeitura de Niterói e FESERJ.

Divulgação [ ASN Biênio 2011/12 ]

Por: João José Macedo
Fotos: Pedro Todaro e Kim Carlos